O Segundo Filme de Uma Trilogia Sempre é o Melhor? - Parte 1



Você já notou, que com raras exceções, o segundo filme de uma trilogia sempre é o melhor? Não, nunca notou?

Na maioria das trilogias:
- o 1º filmes fundamenta as bases, apresenta os personagens e da o tom que a franquia deve seguir;
- o 2º um filme já é mais "intenso", bastante enredo e personagens mais aprofundados;
- o 3º já é para fechar todas as pontas e amarrar o roteiro.

Vamos analisar alguns filmes aonde o 2º filme é o melhor da franquia.

De Volta Para o Futuro
Esse filme é sensacional. O 1º tem toda a questão do Marty ter que juntar os pais ou ele deixaria de existir. Um filme dinâmico. Como o "viajar no tempo" funciona, como as coisas acontecem e as suas conseqüências são apresentadas aqui.

Já o 2º (o melhor), tudo dá errado para os protagonistas e você fica na tensão do começo ao fim, e tem que ficar esperto para não se perder no que esta acontecendo em todas as linhas temporais. É emoção do primeiro ao último segundo. Tem o plot, o plot-twist e também o plot-twist-twist (será que o temo é esse?), se bobear tem até o "twist and shout" (tu dum tssss).

Ai vem o 3º (bem ruim), estamos no passado, mas nada vai alterar a nossa vida no que seria o "presente", a unica preocupação é em voltar. Fica aquele papinho de homenagem aos filmes de western. O único filme da trilogia que não tem o bordão clássico "1.21 gigawats". No decorrer da trilogia o Doc Brown, sempre fala: temos que destruir a maquina, temos que destruir a maquina". Ai ok, a maquina é destruída, ai no final o que acontece? Aparece o Doc num Trem do Futuro, só pra dar um finalzinho bonitinho. E alias se eles não tinham tecnologia, para fazer gasolina para o DeLorean, como ele construiu aquela porcaria de trem???

Senhor dos Anéis
Eu já li o livro e digo que mesmo com versão extendida não seria possível gravar toda a obra, então vou TENTAR evitar comparações. MAS uma coisa eu preciso dizer toda a trilogia é boa não tenho criticas ao filme 1º e 3º, por isso só vou falar do 2º.

As Duas Torres, é o melhor filme da trilogia por vários motivos. Com certeza é o filme onde TODOS os atores em algum momento roubam a cena. Quem já leu o livro nota que aqui os atores mais do que nunca, VIVERAM o personagem. Quem assiste, sente a tensão das pessoas em Helms Deep, se sente solidário com a Eowyn e a sua vontade de viver a vida. Aqui sentimos que Aragorn entende que precisa deixar a vida de Ranger e seguir o seu destino que é liderar. MAS acima de tudo esse filme tem uma das maiores cenas de cinema já produzidas que é o combate de Helms Deep. Além de ser o filme que entrou para o Guinness como a cena com mais cavaleiros já filmada.

Matrix
Muitos dizem que Matrix só existe o 1º e o resto deve ser desconsiderado. Eu acho que não.

Matrix é um grande filme, nem preciso dizer da revolução que ele provocou no mundo do cinema e na mente das pessoas. O filme realmente termina muito bem, podendo ser sim aquele, o fim do filme.

Mas ai veio Reloaded, esse sim o grande filme da trilogia. A busca de Neo pela verdade, ele seria ou não O Escolhido? Muito do universo aprofundado com cenas tão incríveis quanto as do 1º filme. Não podemos deixar de citar a cena do Morpheus na estrada, nem dos gêmeos que garantiram muita ação a trama. E claro não poderiamos deixar de lado o que faltou nos outros filmes, beleza, sim Monica Bellucci, que trouxe um pouco de cor aos nossos tão cansados do cinza, branco e preto.

Matrix Revolutions, esse sim nem existem, nem vou falar, não merece.

Esse post NÃO TERMINA AQUI, dia 26 (sexta) tem a segunda parte. Até lá.

Gostou? Não gostou? Não concorda com nada do que eu disse?

Quer entrar em contato conosco, dar a sua sugestão de assunto que gostaria de ver por aqui: blogdoselback@gmail.com.

Espero que tenham gostado, até o próximo post, divirtam-se e até logo.

Adicione aos Favoritos
user twtPhotobucketuser rssuser orangouser orkutPhotobucketPhotobucket

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape